Participe também!

O Joomla! é um premiado gerenciador de conteúdo (CMS) livre e gratuito. Junte-se a nós, aprenda, interaja e ajude a aprimorar o Joomla! cada vez mais!

Cadastre-se
Artigos > Iniciante: Joomla! instalado. E agora?

Iniciante: Joomla! instalado. E agora?

E-mail Imprimir PDF
Após a instalação do Joomla! algumas perguntas aparecem, como, por exemplo: O que fazer agora? Como posso inserir o meu próprio conteúdo? Em nosso fórum os iniciantes sempre nos apresentam questionamentos como estes. Procurando responder às perguntas básicas que nos fazem é que apresentamos esses dez (10) passos para a adaptação/alteração/adequação do seu site Joomla! Vamos continuar a partir das dicas já divulgadas sobre [Os dez (10) passos até o Joomla]. Ainda, vamos considerar a preparação de um site básico com as seguintes opções de menu: [início, artigos, tutoriais e links úteis]. Aos amigos que nos acompanham, por favor, lembre-se de comentar e criticar. Nosso objetivo é tentar facilitar, o máximo, para aqueles que estão começando.

Primeiro Passo: Você criou uma instalação do Joomla localmente, em seu computador, na pasta [/novo_projeto], dentro do diretório [/www] do wampserver, cujo endereço completo é: [/wamp/www/novo_projeto/]. Ok! Vamos esquecer por enquanto a questão do design, ou seja, qual a "cara" que o seu site terá. A nossa preocupação neste momento é orientá-lo a colocar conteúdo em seu site, criando os links e menu necessários.

Execute seu novo site e vá para a área de administração. Como? No seu navegador padrão acrescente "administrator" ao final do endereço do site: exemplo: [localhost/novo_projeto/administrator. Na tela de abertura, digite o nome de usuário e senha que você especificou durante o processo de instalação. Pressione o botão [login]. Pronto! Você agora está no “backend” ou, se preferir, área de administração do Joomla!

Segundo Passo: Vamos considerar o menu (e normalmente é assim) como a base da estrutura organizacional do seu site. Então, lá na tela de administração do site "novo_projeto" você deve selecionar: SECTION MANAGER (gerenciamento de Seção) e criar as seções do site, que podem ser, por exemplo: (A) ARTIGOS; (B) TUTORIAIS e (C) LINKS. Após criar essas seções de exemplo, vamos à próxima fase, abaixo.

Terceiro Passo: Vamos continuar na página principal da tela de administração e criar as categorias relativas às seções: Selecionar CATEGORY MANAGER (gerenciamento de categoria). Criar as seguintes categorias: na seção ARTIGOS: (1) música; (2) jogos; (3) viagens; na seção TUTORIAIS: (1) fotos; (2) jogos; na seção LINKS: (1) Brasil e (2) USA. Pronto, você tem a sua estrutura inicial. Vamos colocar o conteúdo.

Quarto Passo: Agora vamos inserir conteúdo em nosso site. Na parte de administração, selecione o botão ARTICLE MANAGER (gerenciamento de artigos). Na página que se abrir, observe cada ponto da mesma. Crie ou digite ou corte e cole um novo artigo. Atribuir ao seu novo artigo à seção e à categoria correspondentes. Isso basta por enquanto. Os demais recursos, à medida que você progredir nos estudos vai entendendo melhor. Por exemplo: Vamos supor que você vai preparar o artigo que aparecerá na capa (página de abertura) do seu site, relativo à Categoria (1) Música, da Seção (A) ARTIGOS.

Ok! Vá à página de administração; selecionar ARTICLE MANAGER e depois NEW. Na tela que apareceu para a inserção do novo artigo, digite o título (TITLE): Rolling Stones, a banda; nome fantasia ou substituto (ALIAS): Rolling Stones; publicado (PUBLISHED) = “Yes” e aparece na página de abertura (FRONTPAGE) = “Yes”. Seção (SECTION) - selecionar ARTIGOS; e categoria (CATEGORY) - selecionar Música.

Na área de digitação do texto, digite, corte e/ou cole e/ou copie o texto do artigo pertinente. Observe que na barra acima do espaço do texto você tem alguns recursos, como negrito, centralizar e etc. Então você pode dar o destaque que você quiser ao seu texto. Concluiu a digitação do seu texto? Veja as demais opções apresentadas no lado direito, para conhecer, escolha a seu juízo o que quiser, e salve (SAVE) o seu primeiro artigo.

Não se esqueça que você pode incluir fotos nos seus artigos. No final da página, abaixo da área de texto, tem um botão imagem (IMAGE).

Você não precisou digitar códigos, apenas criou seção/categoria e copiou e/ou colou um texto, relacionando à seção/categoria pertinente. Parabéns!

Depois de copiar e colar todos os demais artigos, relacionando-os adequadamente às seções/categorias, vamos criar o seu menu:

Quinto Passo: Na página inicial de administração, selecionar MENU MANAGER (gerenciamento de menus). E depois NEW (novo).

Na página que se abrir, especificar um nome único de menu: exemplo: mainmenu; um título (exemplo: Principal); uma descrição (exemplo: menu principal, que será apresentado no lado esquerdo da página de abertura); um título de módulo (explicação: um título que será empregado para especificar estilos em CSS... exemplo: mod_principal). Ok! Salve o seu menu.

O programa retornará à tela de MENU MANAGER. Veja que o seu novo menu, sem as opções, está lá no final da lista de menus: Principal.

Sexto Passo: Vamos criar as opções de seu menu. Na tela de MENU MANAGER, clicar na coluna de MENU ITEMS (itens de menu) sobre a pasta que aparece nessa coluna (opção: edição de menu). Na tela que aparece, selecionar NEW (novo) e vamos criar as suas opções de menu. Segure-se....

Na tela que aparece de novo item de menu você poderá experimentar as várias opções de apresentação. Por exemplo: Selecionar na opção de INTERNAL LINK (link interno ao site), a opção CATEGORY LIST LAYOUT (leiaute de lista de categoria).

Na tela à esquerda (Menu Itens Details – detalhes dos itens de menu), digite o título da categoria a ser apresentada (exemplo: Música, um nome fantasia (alias) (exemplo: a nossa música), e as demais opções ficam do jeito que está...

No lado direito da tela, no PARAMETER (BASIC), selecione a categoria, por exemplo: Música. Os demais parâmetros pode deixar como estão. Depois você vai conhecendo melhor aquelas opções.

Da mesma forma, vai criando as demais opções de menu. Experimente, por exemplo, para as demais categorias a opção de INTERNAL LINK (link interno ao site), a opção CATEGORY BLOG LAYOUT (leiaute de blog de categoria).

Lembre-se de experimentar as demais opções, posteriormente.

Não se esqueça que existe uma opção específica para links (EXTERNAL LINKS). Criar as opções de menu para a inserção dos seus links úteis.

Pronto! Você já tem os seus artigos e menu principal com seus itens de opções preparados.

Sétimo Passo: Você deverá desabilitar todos os outros menus da sua instalação. E como fazer isso? Vá à opção MENU MANAGER, abra cada um dos menus e na opção Published (publicado) selecionar “NO”, bastando clicar sobre a opção para mudar de status.

Vamos desabilitar os artigos de exemplo: vá em CONTENT/FRONTPAGE MANAGER (gerenciamento do conteúdo da página de abertura) e clique sobre cada um dos artigos, na coluna Published (publicado). Se estiverem com um xis em um círculo vermelho, os mesmos estão desativados. Para mudar de status, basta clicar sobre o símbolo.

Oitavo Passo: Vamos especificar quais dos seus artigos aparecerão na tela de abertura (principal) do site. Vá até CONTENT/ARTICLE MANAGER (gerenciamento de conteúdo/artigo) e selecione os artigos que você deseja que apareça na página principal, ou seja, na tela de abertura do site. Para isso, na coluna Published verifique se todos estão indicados como publicados; e na coluna Frontpage, clique somente naqueles artigos que você efetivamente quer que apareçam na tela de abertura.

Nono Passo: Ok! Você deve estar com uma janela extra em seu navegador com o site aberto na área de Frontpage. Vá até lá e veja como ela está. Verifique se os seus artigos marcados para aparecer na página principal estão efetivamente aparecendo. Faça as experimentações que você quiser, quanto à forma de apresentação dos artigos.

Décimo Passo: Provavelmente o seu menu estará sendo apresentado no lugar onde estava o menu principal da instalação anterior, que você desabilitou. Isso porque mantivemos a mesma denominação (MAINMENU) para o seu novo menu.

E se desejar mudar alguma coisa? Como posição do menu e etc.  Vá até EXTENSION/MODULE MANAGER (gerenciamento de extensão/módulos) na área administrativa. Localize o seu menu pelo nome de módulo especificado (mod_principal). Na coluna ENABLED (habilitado) se estiver com xis, pressione sobre para habilitar. Verifique a coluna POSITION (posição), que indica a posição que o menu aparecerá. Você pode brincar à vontade com esse posicionamento. Verifique o resultado alternando no navegador entre a tela de Frontpage e de administração.

Certamente você observará que possui alguns outros módulos no seu site, nessa tela de MODULE MANAGER (gerenciamento de módulos). Um deles, por exemplo, é o Random Image (imagem aleatória). Selecione-o caso queira apresentar um conjunto de fotos/imagens em slides no seu site.

Também você poderá experimentar o posicionamento dos módulos, selecionando LEFT (esquerda) ou RIGTH (direita) ou TOP (superior) ou BOTTOM (inferior) ou qualquer outra posição criada por padrão em sua instalação.

Nota 1: É importante destacar que para chegarmos até aqui, com um site pronto e com conteúdo próprio não dependemos de conhecimentos de programação e nem foi tão complexo assim. Depois que se aprende como a estrutura do Joomla! funciona (SEÇÃO/CATEGORIA/ARTIGO) tudo fica mais fácil.

Nota 2: Mudar a “cara”, ou seja o leiaute do site é uma questão de escolher “templates” existentes na instalação padrão, baixar algumas das diversas opções livres ou fazer um que se queira. O fazer pode ser a partir do zero ou a partir de um modelo pré-existente, alterando-se fotos, cores, e etc.

Bom divertimento!

Comments (34)
1 Ter, 06 de Janeiro de 2009 12:44
Manoel
Excelente!
Se ainda não há um tópico no Forum linkada a este artigo, deveria haver para que os questionamentos apresentados por parte dos iniciantes venham o oportunizar uma evolução deste mesmo artigo.

Parabéns!
2 Qui, 08 de Janeiro de 2009 19:32
Jair Carlos Araújo Silva
Parabéns, Geciel R. Costa!

Acabei de instalar o Joomla no meu PC e eis que surgiu a primeira pergunta: O que fazer agora?

Com suas orientações, consegui entender a estrutura do Joomla e consegui fazer todas as personalizações sugeridas por você. Descobri o quanto ele é flexível e fácil de se trabalhar.

Parabéns pelo excelente artigo!
3 Qui, 08 de Janeiro de 2009 21:50
Samoel Lima de Figueiredo
Mais um PARABENS!!!! Gostei muito da forma como você coloca as explicações visando o enten dimento por parte de quem está iniciando. Espero que seja muitíssimo recompensado pela vida, que tenha o devido reconhecimento.

PARABENS & OBRIGADO
4 Ter, 13 de Janeiro de 2009 12:43
João Carlos Castro de Lima
Ótimo artigo! Com certeza útil para a maioria dos usuários.
5 Sáb, 24 de Janeiro de 2009 23:22
Cleber de Oliveira Santos
Parabéns...

Ajudou muito, espero que possa haver inclusive atualização do mesmo, para as novas versões, estou com a 1.5.9, mas me ajudou bastante, embora, obviamente, existam diferenças...

Sinto que a comunidade Joomla, não é tão ativa, pois creio que pudessem haver mais tutoriais, espero com o passar do tempo, poder colaborar para isso.
6 Sáb, 31 de Janeiro de 2009 00:31
Luciano Henriques
Excelente artigo, esse tutorial é nota 10.

Fácil entendimento, isto assim é saber usar realmente o Joomla, pois o espirito de seus desenvolvedores era justamente este. Proporcionarmos uma experiência única e que nos permita repassar ao iniciantes, para que estes possam também fazer o mesmo, exatamente como você fez.

Meus parabéns e pode ter certeza que compartilharei minha experiência e darei crédito a este tutorial em meu website com Joomla.
7 Qua, 04 de Fevereiro de 2009 19:54
Saymom
É isso aí ! Ótimo artigo !!! Agora... mãos à obra !!
8 Sex, 13 de Fevereiro de 2009 23:55
lelisvaldo almeida gomes
como traduzir o joomla ??? tenho essa duvida
9 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 22:14
Manoel
lelisvaldo, encontre o pacote de tradução neste link aqui ->
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=163&t=257003

Manoel
10 Dom, 01 de Março de 2009 08:22
Thiago Rocha
Obrigado pela dica.
Clareou os horizontes.

Um abraço!
11 Qui, 19 de Março de 2009 14:33
Juliana Freitas
Ótimo artigo! Iniciei meus estudos em Joomla! através desse artigo! Obrigada!
Ju
12 Qui, 26 de Março de 2009 11:36
Azzrael
Ótimo tutorial, aprendi muito com ele. mas ainda tenho uma dúvida: para cada site que eu criar terei que fazer uma instalação do joomla? A instalação é única para cada site?
13 Dom, 05 de Abril de 2009 21:40
Roger Maia
Muito bom parabéns
14 Seg, 20 de Abril de 2009 00:47
Samuel Lima
Parabens, turorial muito bom, explica sem arrodeios.
15 Qui, 07 de Maio de 2009 00:35
rapha
Tenho essa mesma duvida :

" Tenho uma dúvida: para cada site que eu criar terei que fazer uma instalação do joomla? A instalação é única para cada site ? "

Como administrar mais de 1 site com o joomla ?
16 Sex, 08 de Maio de 2009 11:38
wendeli alves
Agradeço muito ao Geciel pelo otimo artigo. Estou entrando agora neste mundo joomla e estou adorando.
17 Sex, 29 de Maio de 2009 05:12
buffalo
É estou iniciando meu projeto e acredito que como joomla vou conseguir implantar, sem contar com a ajuda dessa galera bacana aki do joomla.com.br

abraços
Bill
www.proterra.com.br
18 Qui, 04 de Junho de 2009 13:28
lesley dos santos ribeiro
Bom dia,
pessoal como faço pra acessar o Front Page????
meu joomla está instalado no ubuntu, dentro de /var/www, que é onde está localizado o apache.
o nome do meu site é: www.ced04.com.br
consigo acessar o painel de controle do joomla pelo navegador digitando: localhost/administrador.
outra duvida, voces podem escrever como se lê a palavra JOOMLA?
atenciosamete,
Lesley S Ribeiro.
19 Seg, 08 de Junho de 2009 23:31
Henrique
Parabéns pelo MANUAL. Deveria ter uma versão em PDF. Muito bom mesmo. PARABÉNS!
20 Ter, 09 de Junho de 2009 00:41
Marcelo P. Bicudo
Interessante. mas gostaria de saber se há um manual ou tutorial do Joomla que me explique o que é um módulo, o que é um template, o que é um plugin...enfim, que me dê um maior embasamento teorico sobre o Joomla.
21 Qua, 08 de Julho de 2009 04:00
Roberto
Muito Bom!

Já li algo sobre Joomla, porém hoje baixei e instalei e li seu tutorial. Me deu uma visão muito boa sobre como criar as partes que podem compor um site e também como administrá-lo.

Parabéns.
22 Qui, 30 de Julho de 2009 01:28
Daisy Melo
nao consegui fazer o download do joomla. a página de download diz que o servidor nao existe. Algum problema está ocorrendo com a página? Não entendi muito bem exatamente onde eu vou instalar o joomla após o download. "[/novo_projeto], dentro do diretório [/www] do wampserver, cujo endereço completo é: [/wamp/www/novo_projeto/]"
nao entendi... devo abrir uma pasta com esse nome no "arquivos de programas?" abraços e obrigada

Daisy
23 Ter, 11 de Agosto de 2009 18:04
andrenilson
seguinte meu site ta prontinho so queria mudar o modelo do menu que é muito simples, pode me da uma força, estou usand o template themza_j15_05, valeu
Andrenilson dos Santos
24 Sex, 21 de Agosto de 2009 16:06
Fernando Barcelos
Não sei nada de informatica temos um site que usa o joomla estamos em goiânia e preciso de ajuda em como manusea-lo pois não consigo excluir imagens montar banners nas laterais colocar outras sessões dentro de um mesma que ja existe conhecem alguem que de curso disso aqui em goiania ou alguem pode me ajudar ?
25 Seg, 14 de Setembro de 2009 22:31
jesuino junior
legal
26 Seg, 21 de Setembro de 2009 20:05
Raphael Cruz
Parabéns, passo-a-passo mto claro para iniciantes!
27 Ter, 22 de Setembro de 2009 00:14
MIchel
Excelente tutorial. Ajudou bastante mesmo. Obrigado
28 Qui, 08 de Outubro de 2009 22:08
maxwell Rockefeller
Eu não consigo add nada no Joomla!
Não tem como eu escolher nada...
ajuda aiii
29 Ter, 17 de Novembro de 2009 16:32
Rafael Ivanir Costa Oliveira
Estou usando na hospedagem LocaWeb e não tenho do que reclamar!

É bem intuitivo, tem que mexer, praticar, enfim, enponderar-se, como a professora Merli diz!
30 Qui, 24 de Dezembro de 2009 16:24
Ralffer
Parabéns por este tópico!
Ele é muito bom e bem escrito.
Agradeço muito pelas suas informações, me quebraram um galhão.
31 Seg, 28 de Dezembro de 2009 00:19
Rose
Excelente!

Este tópico é muito útil e muito bem feito!
32 Ter, 29 de Dezembro de 2009 18:52
Fábio
Até que enfim um artigo bom!

Mas seria melhor se você colocasse imagens, para ilustrar o artigo. Seria melhor.
33 Sáb, 20 de Fevereiro de 2010 02:11
Marcel Mariani
Parabéns pelo Artigo.
34 Seg, 08 de Março de 2010 15:02
Gustavo Martins
Bom dia !

Estou desenvolvendo um site em joomla e gostaria de apresentar a img e fotos em slides, com encontro um maneira de fazer isso?

Algum pode me ajudar ?

Add your comment

Your name:
Your email:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:

Busca Rápida

Veja Também