Antes de começar vamos primeiro instalar o componente e o plugin em nosso joomla. Abaixo segue o link para download da versão que iremos utilizar neste artigo.
Obs: Procure sempre pela versão mais recente antes de começar.
Vamos lá!
Após a instalação, vamos até Menu para escolher um menu onde nossa galeria vai ficar, pode ser um ou mais.
Após escolher, vamos a Componetes - MorfeoShow - Galleries, aqui vamos começar a criar nossas galerias.
Para criar nossa primeira galeria vamos clicar em NOVO. Ao clicar em novo nos identificamos com uma tela igual à tela abaixo:

Nesta área nós vamos dar um titulo para essa galeria, eu vou chamar a minha de Galeria de flores. Um pouco mais abaixo do titulo tem uma opção chamada: Gallery Format. Aqui você vai escolher o formato da sua galeria. O MorfeoShow é um componente de galeria que pode apresentar as suas fotos de muitas maneiras, vamos ver algumas dessas opções mais adiante. Por enquanto vamos ficar com a opção que já vem pro padrão é que a Classic.
Clique em salvar.
Quando você salva você se depara com uma tela igual à figura abaixo:

Nesta figura você percebe que sua Galeria já foi criada e está publicada! Bom, se é uma galeria de fotos... Ainda está faltando alguma coisa, correto? Alguém sabe? Rsrs... São as fotos! Ainda não inserimos nenhuma foto nessa galeria! Então vamos inserir!
Ainda na figura acima, você consegue ver uma figura meio laranja com uma seta branca apontando para cima? Ela representa as fotos sendo jogadas para dentro da galeria! Então vamos clicar nesse botão!
Ao clicar você vai ver um campo chamado Enviar Imagem com um espaço e um botão chamado arquivo. Clicando no botão arquivo você irá procurar a foto dentro de seu PC. Após ter escolhido a foto clique eu Salvar Imagem.
Nota: Você só pode enviar cada foto de uma vez.
Após ter salvado a foto clique em Manage Galleries para retornar para sua lista de galeria.

Bom, nossa galeria já está criada e pronta para ser exibida no teu site.
Na imagem você consegue perceber onde está escrito Plugin id? Para facilitar circulamos de vermelho pra você! Abaixo dele está escrito {morfeu 3}, não está? E você sabe o que isso significa? Para que serve?
Bom esse {morfeu 3} é como o identificador desta galeria. Ele serve para que você possoa utilizar suas galerias dentro de seus artigos.
Como você deve está fazendo isso pela primeira vez o seu deve está aparecendo {morfeu 1}. E não está errado! A cada galeria que você vai criando ele vai dando um número diferente para poder identificar qual é a galeria.
Vamos supor que no seu site existe uma página chamada "Galeria de fotos", acho que esse tutorial se encaixa perfeitamente na sua página! Com o meu "Código" da galeria vamos até o meu artigo de galeria de fotos.
Nota: Seu artigo já deve está linkado no menu correspondente que por sua vez o menu já deve está linkado com o componente MorfeoShow.
Chegando ao artigo, vamos escrever o nosso "Código"; {morfeu 3}, como na figura abaixo.

Após colocar nosso "Código" clique em Salvar e vá até a sua página no site, e você verá sua galeria lá, como mostra a figura abaixo.

Ai está nossa Galeria. Pequena não? Será que ela não poderia ser maior? Veja a figura abaixo.

Sim! Ela pode ficar maior! Na verdade ela fica do tamanho real do foto!
Vamos inserir mais algumas fotos?
Vamos lá!
Após ter inserido mais fotos você percebeu que cada foto inserida fica uma do lado da outra bem pequenas e quando você clica em cima de algumas delas você ela passa automaticamente sem que você precise utilizar as setas que o componente fornece, como na sequência de figuras abaixo:

Como prometido, vamos agora ver algumas outras opções de galeria que o componente Morfeo Show disponibiliza para seus usuários.
Vamos voltar ao Componente - MorfeoShow - Galleries, e vamos clicar em cima do nome que demos para nossa galeria. No lado direito na tela você pode perceber um menu na vertical, como mostra na figura abaixo.

Esse menu na verdade não é tudo uma coisa só. Cada um deles é a configuração de um tipo de galeria.
Vamos clicar no primeiro Classic Gallery Settings, ele representa as configurações da galeria Classic, que estamos usando.
Quando clicamos, um campo de abre com algumas opção que podemos modificar na galeria Classic.
Vamos ver outro exemplo de galeria vamos escolher a próxima Flash image Rotador. Após escolher outro tipo de galeria clique em aplicar.
Vamos até o frontend para ver como essa galeria funciona.

Essa Galeria é muito interessante e particularmente é uma das minhas preferidas, não só pela disposição dela na página, mas também porque ela oferece mais opções de configurações.
Nota: Neste tutorial não vamos a fundo nas configurações da galeria, pois é muito simples de aprender, basta ir fazendo experimentos nas galerias criadas.
Bom pessoal, nosso artigo fica por aqui. Não esqueçam de que esse maravilhoso componente de Galeria de fotos ainda oferece mais opção de galerias, não existem em experimentar.
Até a próxima, e qualquer dúvida, basta... Perguntar!
Fonte Original: Joomla Rj

Sou novo por aqui e estou amando aprender Joomla com a equipe Joomla.com.br
@benito seja mais claro nas perguntas, pois o passo a passo ta bem simples.
A galeria de fotos que o André está demonstrando aqui é para o Joomla, para instalar a galeria vc deve baixar os 2 arquivos que ele colocou no inicio do tutoria, o plugin e o módulo, e depois, no painel de controle do joomla selecione o menu EXTENSÕES >> INSTALAR/DESINSTALAR... De lá você clica em PROCURAR e coloca o endereço onde vc salvou os arquivos no seu PC e manda ENVIAR E INSTALAR.
Feito isso estarão instalados o plugin e o módulo do morfeo, depois é só seguir o tutorial
A minha questão é o seguinte consegui criar um item de menu no topo e aparece o elefante( ou parecido a isto). Como poderia tirar esta imagem ?
Grato Silvio
como consigo traduzir gallery
para galeria !
Gostaria de ter uma ajuda para iniciar um site simples! Preciso construir um mas, estou batendo a cabeça e não sei nem como iniciar!
Obrigado
Valeu.
* JFolder::create: Could not create directory
* Componente Instalar: Erro ao criar Diretório: "/home/byclick/www/administrator/components/com_morfeoshow"
alguém sabe o que é isso ?
Obrigado
Um Abraço!!!
obrigado
espero poder ajudar um dia
abraço
Conheci o joomla tem uma semana e estou adorando esta ferramenta, mas estou tendo um pouco de dificuldades se alguem puder me adcionar no MSN para poder me dar umas dicas e ganhar um amigo agradeço.
Abaraços a todos.
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Quanto ao tutorial, está de parabéns! Já estou baixando os arquivos e farei um teste em breve, espero não ter dúvidas, hehehe......
Abraços a todos!
Instalei perfeitametne o componente e o plugin, criei uma galeria mas, quando vou enviar uma imagem pra galeria criada, recebo a seguinte mensagem:
Fatal error: Call to undefined function: imagecreatefromjpeg() in c:\...www\crosscountry\administrator\components\com_morfeoshow\helpers\upload.php on line 433
Alguém sabe como resolver isso?
Estou trabalhando na minha máquina, usando o EasyPHP. Isso tem a ver com o upload?
Para o pessoal iniciante (que como eu) que após seguir os passos, escrevemos no artigo {morfeu 1} e simplesmente apareceu "{morfeu 1}" no artigo...rs.... não ficou como queriamos né ?
Temos que habilitar manualmente o plugin no "Plugin Manager"
(Extensions > Plugin Manager > Content - Morfeo Show).
Ótimo tutorial, parabéns.
Sandro C.S.
Abs...
;~)
Mas ainda fiquei com uma dúvida, é possível criar uma opção para os usuários montarem as próprias galerias??
Se alguma pessoa souber como fazer poderia me enviar um email ensinado??
meu email é: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
abraço
ALGUÉM TEM ALGUMA SOLUÇÃO??
Warning: fopen(/home/ateliesagradocoracao/www/components/com_morfeoshow/gallery.xml) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/ateliesagradocoracao/www/administrator/components/com_morfeoshow/helpers/xml.php on line 141
Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/ateliesagradocoracao/www/administrator/components/com_morfeoshow/helpers/xml.php on line 169
Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/ateliesagradocoracao/www/administrator/components/com_morfeoshow/helpers/xml.php on line 170
Não sei o que quer dizer, se alguém puder me ajudar . . .
"Get the Flash Player" "to see this gallery."
sem mais, desde já agradeço
Digo no index.php, posicionar dentro de uma div, não queria incluir {morfeo 1} dentro de um artigo e sim dentro de uma página php ...
Isso é possível ?
Obrigado
por favor se tiver alguém interessado em trocar idéias sobre o joomla me cadastre fico online diariamente...
msn Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Agradeço desde já...
Luciana
ALGUÉM TEM ALGUMA SOLUÇÃO??
Só q eu tenho outro servidos local instalado no meu pen drive, pra facilitar mostrar os templates para os clientes.
qdo fui instalar o morfeoshow apareceu assim:
* Componente Instalar: Outro componente já está usando o diretório: "E:\xampp\htdocs\personalclub\components\com_morfeoshow"
* Componente Instalar: Outro componente já está usando o diretório: "E:\xampp\htdocs\personalclub\administrator\components\com_morfeoshow"
e não instala o programa.
Alguem pode me ajudar???
Por exemplo, se eu coloco 50 imagens em uma galeria, ao exibir essa galeria ele vai exibir as 50 imagens de uma vez só, eu gostaria de implementar um esquema de paginação, onde fosse exibido 20 imagens por página !
Existe esse esquema de paginação no componente MorfeoShow ?
Ou é possível implementar esse esquema de paginação ?
posso??? vc saberia me dizer se tem cmo tirar o iconezim do morfeushow? ex eu escolhi o formato flash image rotator show de bola... do jeito q eu queria... + fica aparecendo o icone, feimmmmm... eu queria tirar, ja mudei algumas propriedades q achei q ocultaria o icone... em vão...
bom é isso...
ó parabens pelo tuto... showwww
obg.. bj
Acho que as fotos nao conseguem sair da pasta temp.
1 images/morfeoshow/teste-1238 Writable
2 images/morfeoshow/teste-1238/big Unwritable
3 images/morfeoshow/teste-1238/thumbs Unwritable
4 images/morfeoshow/teste-1238/xml Unwritable
5 images/morfeoshow/teste-1238/mini Unwritable
Obrigado.
Mas estou com um problema especifico.
quero criar uma galeria na posição right. como este
http://www.maracanau.ce.gov.br
ja tentei de tudo, agradeço qualquer ajuda.
{morfeo 1} no artigo, e a galeria não apareceu.
Alguem tem a solução ?
Fico no aguardo de mais dicas brilhantes como esta.
Vá em Extensões /administrar plungin/ procure e habilite. Ok!
Não esqueça de linkar o menu ao artigo.
PEGOU TUDO CERTO
SOH Q COM O FLASH ROTATOR A IMG PARA AS PESSOAS NAO CARREGA PODERIA ME AJUDAR?
OBRIGADO.
Obrigado
Suttie
Alguém poderia me ajudar? É o seguinte está dando erro ao abrir a imagem maior. Dá i seguinte erro: "Detalhes dos erros da página da Web
Agente de Usuário: Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 5.1; Trident/4.0; .NET CLR 1.1.4322; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.0.4506.2152; .NET CLR 3.5.30729; InfoPath.1)
Carimbo de data/hora: Sat, 6 Feb 2010 14:04:38 UTC
Mensagem: Argumento inválido.
Linha: 136
Caractere: 21
Código: 0
URI: http://www.crismasantoafonso.com.br/joomla/components/com_morfeoshow/src/adapter/shadowbox-base.js
"
Alguém já passou por isso?
Desde jpa obrigada!
Onde eu consigo uma explicação DETALHADA DE COMO FAZER A INSTALAÇÃO???
Já tentei de diversas formas e nada aconteceu.
Obrigado.